Home » Artigos de Saúde » Amamentação Materna » A Exposição Materna ao Cigarro e o Aleitamento
A Exposição Materna ao Cigarro e o Aleitamento

Sabe-se que a exposição ao fumo, seja direta ou indiretamente, é prejudicial aos bebês e crianças menores.

Para avaliar a real influência do cigarro em bebês amamentados, médicos canadenses avaliaram cerca de 500 bebês que estavam sendo amamentados e que possuíam um risco aumentado de desenvolverem asma e alergias, baseado em uma história familiar altamente positiva para estas patologias.

Estes bebês foram separados em grupos não expostos e expostos ao cigarro, seja diretamente, pois suas mães fumavam, seja indiretamente, pois havia alguém no domicílio que era fumante. Para avaliar a absorção do fumo e sua transmissão pelo leite materno, realizou-se a dosagem urinária da cotinina (um dos derivados da nicotina, metabolizada rapidamente pelos rins; tem efeitos estimulantes).

Como resultado, observou-se que os níveis urinários da cotinina foram 5 vezes maiores em crianças amamentadas cujas mães fumavam do que naquelas cujas mães fumavam mas não amamentavam os seus bebes.

Dados de outros trabalhos sugeriam que a exposição ao fumo durante a gravidez e logo após o parto podem levar a um risco aumentado do vício de fumar; outros dados informam ainda que exite relação entre a elevação dos níveis de cotinina urinária e doenças pulmonares.

Baseando-se nos dados obtidos, e nos estudos anteriores, os autores do trabalho recomendam que as mães evitem o cigarro, seja direta como indiretamente, durante a gravidez e durante o período de amamentação.

Fonte: Artigos de Saúde da Internet

 
Outros artigos de Amamentação Materna
Amamentação e Dietas Para Emagrecer
Aleitamento Materno - aspectos essenciais
Fundamentos de Alimentação ao Seio Materno - Versão Simplificada
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de somente informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

“NÃO TOME NENHUM MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.
Consulte Também
Bulário NOVO!
Laboratórios
Medicamentos Genéricos
Medicamentos Referência
Perguntas e Respostas
Medicamentos Genéricos
Embalagem
Glossário
O que são Genéricos
Quem somos?
Quem Somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Adicionar Favoritos
Indique este site
Links Rápidos
Alertas e Informes ANVISA
Unidades Públicas de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Conselho Federal de Farmácia
© 2017 Busca Remédio - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade