Home » Artigos de Saúde » Saúde Dental
Como Evitar a Cárie

Para evitar a cárie e as doenças da gengiva, a prevenção é a palavra de ordem, afirma a da odontóloga Dra. Christianne Assis.



A Dra. Christiane explica que durante toda a nossa vida temos duas dentições. A primeira se inicia por volta do 6º mês de vida e se completa por volta dos 2 anos e meio de idade. Segundo a dentista, dos 6 aos 12 anos aproximadamente, os dentes de leite caem e são substituídos pelos permanentes.


Apesar dos dentes de leite serem temporários, eles merecem a mesma atenção e cuidados dos dentes permanentes, pois os temporários orientam a posição dos dentes permanentes na posição correta, estimulam o crescimento do osso que sustenta os dentes, além de seu papel fundamental na mastigação, na estética e articulação das palavras, ratifica.


A Dra. Christianne acrescenta que a prevenção da cárie se inicia na gestação. A futura mãe deve sempre evitar comer muito doce, procurando observar uma alimentação mais nutritiva, através da utilização de frutas, leite e seus derivados. Além disso, deve-se fazer uma correta higienização com uso da escova, do fio dental e flúor.


A mãe deve evitar experimentar o sabor ou temperatura dos alimentos na colher ou no copo do bebê, pois poderá transmitir bactérias para a criança, inclusive aquelas causadoras da cárie.


A higienização da boca nas crianças deverá ser iniciada ao nascer o primeiro dente. E ao atingir a idade escolar, a merenda da criança deverá ser composta principalmente de frutas, como maças ou pêras, evitando-se as bolachas e as frutas.


Gengivas


A dentista faz uma alerta sobre a remoção dos restos alimentares. “Se estes restos não forem removidos na escovação, eles irão formar uma fina camada que prende ao dente, e que é a chamada placa bacteriana.


Com o tempo esta placa endurece formando uma crosta sobre o dente, o chamado tártaro que se não for removido vai alterar as estruturas de suporte e proteção. Futuramente poderá provocar a perda do mesmo”, lembra.


Segundo a especialista, as principais causas da perda dos dentes são a cárie e a doença gengivais, ambas provocadas pela placa bacteriana.


Para termos um sorriso saudável devemos escovar os dentes sempre após as refeições, fazer uso do fio dental, evitar doces, fazer bochechos com flúor e visitar periodicamente um dentista. Lembre-se a saúde começa pela boca, finaliza.

 

Fonte: Artigos de Saúde da Internet

 
Outros artigos
Clareamento Dental: Saiba Como Perder o Sorriso Amarelo
Bruxismo
Problemas dentários na criança que chupa os dedos
Mau Hálito ou Halitose
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de somente informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

“NÃO TOME NENHUM MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.
Consulte Também
Bulário NOVO!
Laboratórios
Medicamentos Genéricos
Medicamentos Referência
Perguntas e Respostas
Medicamentos Genéricos
Embalagem
Glossário
O que são Genéricos
Quem somos?
Quem Somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Adicionar Favoritos
Indique este site
Links Rápidos
Alertas e Informes ANVISA
Unidades Públicas de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Conselho Federal de Farmácia
© 2017 Busca Remédio - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade