Home » Bulário » LIPANON
Ver preço com desconto
Laboratório de Lipanon
Farmasa
Referência de Lipanon
Fenofibrato
Apresentação de Lipanon
cáps. Retard:Apres. em emb. c/ 30 cáps. de 250mg.
Informações sobre Lipanon
Lipanon (fenofibrato) é um medicamento que reduz os níveis de colesterol e de triglicérides dosangue. Para manter seu colesterol e/ou triglicérides dentro da faixa de normalidade, aobservância à dieta é fundamental. O produto deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e aumidade. O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem externa. Não usemedicamento com o prazo de validade vencido. Informe ao médico a ocorrência de gravidez navigência do tratamento ou após o seu término. Lipanon (fenofibrato) não deve ser utilizadodurante o período de gravidez. Informe ao médico se estiver amamentando. Devido à falta deinformações sobre a excreção do fenofibrato no leite humano, o produto não deve ser usadopor mulheres que estejam amamentando. Mulheres em idade fértil e com potencial paraengravidar devem fazer uso de métodos anticoncepcionais confiáveis. Descontinue o produtono caso de ocorrência de gravidez. Mulheres que desejem engravidar devem descontinuar ouso do produto alguns meses antes de engravidar. Este medicamento deve ser tomado, depreferência, junto à refeição principal para melhor absorção do componente ativo. O usoconcomitante de álcool com qualquer medicação deve ser evitado, inclusive com o fenofibrato.Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração dotratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe ao seumédico o aparecimento de reações desagradáveis, por exemplo, dores musculares, fraquezaou sensibilidade dolorosa muscular, febre inexplicável, vermelhidão na pele ou prurido intenso,náuseas ou vômitos severos, dor abdominal severa, amarelamento de pele ou urina escura.TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.Este medicamento é contra-indicado em pacientes que já apresentaram reações alérgicas aofenofibrato. Informe ao seu médico se você é alérgico ao clofibrato. Informe ao seu médico sevocê tem ou teve problemas nos rins ou no fígado. Se você estiver fazendo uso deanticoagulantes orais ou de outros medicamentos para reduzir colesterol/triglicérides, informeao seu médico. Pode ser necessário ajuste de dose das medicações.NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARASUA SAÚDE.
Indicações de Lipanon
Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia endógenas do adulto, isoladas (tipo IIa e IV) ouassociadas (tipo IIb, III e V).
Advertências sobre o uso de Lipanon
ADVERTÊNCIAS: SE APÓS UM PERÍODO DE 3-6 MESES DE TRATAMENTO E DIETAADEQUADA NÃO HOUVER EVIDÊNCIA DE REDUÇÃO SATISFATÓRIA DA CONCENTRAÇÃOSÉRICA DOS LÍPIDES, DEVE-SE AVALIAR A NECESSIDADE DE TERAPIA COMPLEMENTAR OUDE SUBSTITUIÇÃO DO TRATAMENTO.
Uso na Gravidez de Lipanon
GRAVIDEZ: OS ESTUDOS PRÉ-CLÍNICOS DEMONSTRARAM AUSÊNCIA DETERATOGENICIDADE DA DROGA. IGUALMENTE, NENHUMA MALFORMAÇÃO OU SINAL DETOXICIDADE FETAL, FOI DETECTADA. ENTRETANTO, OS DADOS RELATIVOS ÀADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO DURANTE A GRAVIDEZ SÃO INSUFICIENTES E NÃO PODEMEXCLUIR TOTALMENTE OS RISCOS PARA O FETO. PORTANTO, OS FIBRATOS NÃO ESTÃOINDICADOS PARA MULHERES GRÁVIDAS, EXCETO NOS CASOS EM QUE OS RISCOSASSOCIADOS À HIPERTRIGLICERIDEMIA SEVERA (10 g/L; PANCREATITE AGUDA) SUPEREMOS RISCOS POTENCIAIS ASSOCIADOS À DROGA.LACTAÇÃO: NÃO SE DISPÕE DE INFORMAÇÕES EM RELAÇÃO À PASSAGEM DA DROGA PARAO LEITE MATERNO. PORTANTO, RECOMENDA-SE EVITAR O USO DO PRODUTO EM MULHERESQUE ESTEJAM AMAMENTANDO OU SUSPENDER A AMAMENTAÇÃO NOS CASOS EM QUE AADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO É INDISPENSÁVEL.
Interações Medicamentosas de Lipanon
ALIMENTOS - O FENOFIBRATO É POUCO ABSORVIDO NO ESTADO DE JEJUM. NA PRESENÇADE ALIMENTOS, MAIS DE 90% DA DOSE É ABSORVIDA. RECOMENDA-SE, PORTANTO, QUELipanon (FENOFIBRATO) SEJA ADMINISTRADO JUNTO À REFEIÇÃO PRINCIPAL.ANTICOAGULANTES ORAIS - O FENOFIBRATO PODE POTENCIALIZAR A AÇÃO DOSANTICOAGULANTES ORAIS (ACENOCUMAROL, DICUMAROL, WARFARINA, FEMPROCUMON,FENINDIONA) AUMENTANDO, PORTANTO, O RISCO DE SANGRAMENTOS. AO INICIAR OTRATAMENTO COM FENOFIBRATO, RECOMENDA-SE REDUZIR A DOSE DO ANTICOAGULANTEEM 30%. A FIM DE QUE OS VALORES DO TEMPO DE PROTROMBINA SE MANTENHAM DENTRODA FAIXA DESEJADA, PODEM SER NECESSÁRIOS AJUSTES ADICIONAIS NA DOSE DOANTICOAGULANTE. O TRATAMENTO COM ANTICOAGULANTE DEVE SER REVISTO QUANDO OFENOFIBRATO FOR SUSPENSO. RECOMENDAM-SE DETERMINAÇÕES FREQÜENTES DO TEMPODE PROTROMBINA ATÉ QUE ESTE SE ESTABILIZE.INIBIDORES DA HMG-COA REDUTASE - A COMBINAÇÃO DE DERIVADOS DO ÁCIDOFÍBRICO E INIBIDORES DA HMG-COA REDUTASE POTENCIALIZA O RISCO DE MIOPATIA ERABDOMIÓLISE. PORTANTO, O USO COMBINADO DESSES AGENTES DEVE SER EVITADO. SE AASSOCIAÇÃO FOR ESTRITAMENTE NECESSÁRIA, O PACIENTE DEVE SER CUIDADOSAMENTEMONITORADO PARA SINAIS E SINTOMAS DE MIOPATIA E/OU RABDOMIÓLISE.SEQÜESTRANTES DE ÁCIDOS BILIARES - O USO CONCOMITANTE DE FENOFIBRATO ECOLESTIRAMINA PODE RESULTAR EM REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DA ABSORÇÃO DOFENOFIBRATO. PORTANTO, O FENOFIBRATO DEVE SER TOMADO UMA HORA ANTES OU DE 4 A6 HORAS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA COLESTIRAMINA.IMUNOSSUPRESSORES - EMBORA OS DADOS PROVENIENTES DE ESTUDOS CLÍNICOSSEJAM LIMITADOS, NÃO PARECE OCORRER INTERAÇÃO FARMACOCINÉTICA SIGNIFICATIVAQUANDO FENOFIBRATO E CICLOSPORINA SÃO ADMINISTRADOS CONCOMITANTEMENTE;PODE OCORRER DISCRETA ELEVAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE CREATININA. AMONITORIZAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE CICLOSPORINA E CREATININA É RECOMENDADA.HIPOGLICEMIANTES ORAIS - HÁ POTENCIAL DE INTERAÇÃO QUANDO O FENOFIBRATO EHIPOGLICEMIANTES ORAIS (METFORMINA, TOLBUTAMIDA E GLIBENCLAMIDA/GLIBURIDA –TODAS METABOLIZADAS PELO CITOCROMO P450 CYP3A4) FOREM ADMINISTRADOSCONCOMITANTEMENTE.OUTROS - ERITROMICINA, DERIVADOS IMIDAZÓLICOS, INIBIDORES DA MAO, GRAPEFRUIT(TORANJA).
Posologia de Lipanon
Uma cápsula por dia, junto à refeição principal
Superdosagem de Lipanon
O fenofibrato é um composto com baixa toxicidade. Em caso de ingestão acidental excessiva,procure assistência médica.
Resultados de Eficácia de Lipanon
Lipanon (fenofibrato) é um medicamento que reduz os níveis de colesterol e de triglicérides dosangue. Para manter seu colesterol e/ou triglicérides dentro da faixa de normalidade, aobservância à dieta é fundamental.
Modo de Usar de Lipanon
Uma cápsula por dia, junto à refeição principal
Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco de Lipanon
Não existem restrições de uso para pacientes idosos. A posologia é a mesma que arecomendada para as outras faixas etárias.A EXPERIÊNCIA EM CRIANÇAS É LIMITADA. CASO O PRODUTO SEJACONSIDERADO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO, A CRITÉRIO MÉDICO E PARA CRIANÇASACIMA DE 10 ANOS DE IDADE, A DOSE DE 5 mg/Kg/DIA NÃO DEVERÁ SER ULTRAPASSADA.
Armazenagem de Lipanon
O produto deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e aumidade. O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem externa.
Dizeres Legais de Lipanon
Venda sob prescrição médicaNº do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartuchoFarm. Resp.: J.G. Rocha - CRF/SP nº 4067Reg M.S. nº 1.0394.0499CNPJ 61.150.819/0001-20Indústria BrasileiraFarmasaLaboratório Americano de Farmacoterapia S.A.Rua Nova York, 245 - São Paulo - S.P.SAC  0800 0114033www.farmasa.com.br
Ver preço com desconto
Aqui você encontra a bula do medicamento Lipanon. Todas as informações sobre o medicamento Lipanon têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento com o medicamento Lipanon. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com o medicamento Lipanon devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de somente informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

“NÃO TOME NENHUM MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.
Consulte Também
Bulário NOVO!
Laboratórios
Medicamentos Genéricos
Medicamentos Referência
Perguntas e Respostas
Medicamentos Genéricos
Embalagem
Glossário
O que são Genéricos
Quem somos?
Quem Somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Adicionar Favoritos
Indique este site
Links Rápidos
Alertas e Informes ANVISA
Unidades Públicas de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Conselho Federal de Farmácia
© 2014 Busca Remédio - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade