Home » Bulário » OXCORD RETARD
Ver preço com desconto
Laboratório de Oxcord Retard
Aché
Referência de Oxcord Retard
Nifedipino Retard
Apresentação de Oxcord Retard
compr. c/ 20 mg. emb. c/ 30 e 60 compr.
Informações sobre Oxcord Retard
OXCORD® RETARD (NIFEDIPINO)NÃO DEVE SER SUBSTITUÍDO PELOMEDICAMENTO OXCORD® (NIFEDIPINO)SEM QUE HAJA ESTRITA RECOMENDAÇÃOMÉDICA.Ação esperada do medicamento:OXCORD® RETARD (nifedipino) estáindicado para o tratamento da hipertensãoarterial e doença arterial coronariana:angina crônica estável e anginavasoespástica (Prinzmetal).Cuidados de armazenamento: conservaro medicamento em temperatura ambiente(entre 15 e 30°C). Proteger da luze umidade.Prazo de validade: desde que sejamobservados os cuidados de armazenamento,OXCORD® RETARD (nifedipino)apresenta prazo de validade de 24 meses.Não use o medicamento se o prazode validade estiver vencido, o que podeser verificado na embalagem externa domedicamento.Gravidez e lactação: OXCORD® RETARD(nifedipino) não deve ser utilizadodurante a gravidez e na lactação. Informeseu médico a ocorrência de gravidez, ouse estiver amamentando na vigência dotratamento ou após o seu término.Este medicamento não deve ser utilizadopor mulheres grávidas semorientação médica ou do cirurgiãodentista.Cuidados de administração: siga aorientação do seu médico, respeitandosempre os horários, as doses e aduração do tratamento.Interrupção do tratamento: não interrompao tratamento sem o conhecimentodo seu médico.Reações adversas: embora ocasionais,podem ocorrer no início dotratamento: cefaléia, rubor facial, sensaçõesde pressão na cabeça e/oucalor no rosto, edema nos membrosinferiores, náuseas, vertigens e malestargástrico, que geralmente desaparecemcom o transcorrer do tratamentoou que desaparecem com ainterrupção deste. Informe seu médicoo aparecimento de reações desagradáveis.TODO MEDICAMENTO DEVE SERMANTIDO FORA DO ALCANCE DASCRIANÇAS.Contra-indicações e precauções: OXCORD® RETARD (nifedipino) é contraindicadoaos pacientes comconhecidaalergia ao nifedipino, infarto agudo domiocárdio, estenose aórtica grave,angina instável, queda significativa dapressão e durante a gravidez e lactação.No início do tratamento ou durante amudança de doses pode ocorrer reduçãoda capacidade de dirigir ou deoperar máquinas.NÃOTOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTODO SEU MÉDICO. PODESER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
Indicações de Oxcord Retard
OXCORD® RETARD (nifedipino) estáindicado para o tratamento da hipertensãoarterial e na doença arterial coronariana:angina crônica estável e anginavasoespástica (Prinzmetal).
Contra Indicações de Oxcord Retard
Conhecida hipersensibilidade a nifedipina, hipotensão excessiva, durante a gravidez e lactação.
Advertências sobre o uso de Oxcord Retard
O nifedipino deve ser administradocom cuidado em pacientes com infartoagudo do miocárdio, angina progressivae angina pós-infarto; empacientes acometidos de doença arterialcoronariana obstrutiva grave,tem se desenvolvido de forma bemdocumentada aumento na freqüênciacardíaca, na duração e/ou severidadeda angina ou do infarto na introduçãodo tratamento com nifedipino ouquando se aumenta a dosagem. Omecanismo deste efeito ainda nãoestá bem estabelecido. Na estenoseaórtica significativa, o uso de nifedipino,como qualquer vasodilatadorarterial, deve ser evitado e pode levara quadros de insuficiência cardíaca.Embora o “efeito rebote” não tenhasido relatado com a suspensãoabrupta do nifedipino, é recomendadaa redução gradual da sua dose.O início do tratamento, a mudança dedoses ou a ingestão simultânea debebidas alcoólicas podem reduzir acapacidade de dirigir ou de controlarmáquinas (vide “Reações Adversas”).
Uso na Gravidez de Oxcord Retard
Categoria de risco: C.Não se recomenda o uso do nifedipinodurante a gestação e lactação.O nifedipino foi associado a uma variedadede efeitos embriotóxicos,placentotóxicos e fetotóxicos em animais.As doses tóxicas em animaiscorrespondem a níveis muito acimada dose máxima recomendada parauso humano. Não existem estudosbem controlados em mulheres grávidas.O nifedipino é eliminado no leitematerno e a amamentação deverá sersuspensa se o tratamento com nifedipinotornar-se necessário.
Interações Medicamentosas de Oxcord Retard
O efeito anti-hipertensivo do nifedipinopode ser potencializado por outros fármacosanti-hipertensivos. A administraçãodo nifedipino em associação combetabloqueadores deve ser cuidadosa,principalmente em pacientes com disfunçãoventricular esquerda, pois podeocasionar hipotensão arterial excessivae até mesmo insuficiência cardíaca congestivaem casos isolados.O efeito anti-hipertensivo do nifedipinopode ser potencializado pela administraçãode cimetidina; este efeito estárelacionado com o nível sérico aumentadodo nifedipino devido à inibição docitocromo P450 pela cimetidina. Ocitocromo P450 é provavelmente o responsávelpelo metabolismo de 1ª passagemdo nifedipino.O efeito anti-hipertensivo do nifedipinopode ser reduzido com a associaçãocom a rifampicina.A associação de nifedipino com digoxinapode levar a aumentos dos níveis plasmáticosda digoxina, e a associação comquinidina está associada a uma queda nosníveis plasmáticos da quinidina.Portanto, aadição ou a interrupção do nifedipino aotratamento com quinidina e/ou digoxinapodem exigir o ajuste de suas doses e amonitorização de seus efeitos.
Reações Adversas de Oxcord Retard
Quando presentes, sua incidência é maior no início tratamento e em geral são leves e transitórias; tais como cefaléia, rubor facial e sensação de calor. Com menor incidência outras reações foram descritas de forma transitória ou que regrediram com a interrupção do tratamento tais como: náuseas e diarréia, tonturas, cansaço, reações dérmicas (prurido, urticária, rash cutâneo e dermatite esfoliativa), parestesia, hipotensão grave, taquicardias, palpitações, ginecomastia, hiperplasia gengival, alterações da função hepática (traduzidas por colestase intra-hepática e aumento das transaminases), mialgia e tremor das extremidades.Edema dos membros inferiores podem se desenvolver como resultado da vasodilatação predominante dos vasos arteriais.Reações à droga que variam em intensidade, de indivíduo à indivíduo , podem reduzir a capacidade de dirigir ou de controlar máquinas, sobretudo no início do tratamento, na mudança de doses ou com a ingestão simultânea de bebidas alcoólicas.
Posologia de Oxcord Retard
A dose deve ser ajustada de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Porém recomenda-se iniciar o tratamento com um comprimido de 20 mg/dia a cada 12 horas, se doses diárias mais elevadas forem necessárias, pode-se aumentar a dose diária de Oxcord Retard para até 3 comprimidos de 20mg/dia tomados em intervalos de 8 horas.
Superdosagem de Oxcord Retard
Geralmente a superdose com nifedipinoleva à hipotensão pronunciada, necessitandode suporte cardiovascular queinclui a monitorização da função cardiovasculare respiratória, elevação dosmembros inferiores, infusão cautelosade cálcio, agentes pressóricos e fluidos.Como o nifedipino apresenta uma altaligação protéica, a diálise não parece termuito benefício, entretanto, a plasmaferesepode ser útil.
Características Farmacológicas de Oxcord Retard
O nifedipino é rápida e completamenteabsorvido após administração oral. Aconcentração plasmática máxima é alcançadaapós 1,5 a 4,2 h, após a ingestão,com a formulação de liberação lenta(retard). A ingestão concomitante dealimentos retarda, mas não reduz aabsorção.O nifedipino é metabolizado no fígadopara metabólitos inativos solúveis emágua, dos quais aproximadamente 80%são eliminados pela via renal. Apenastraços (menos de 0,1% da dose de nifedipino)podem ser detectados na urina,na forma inalterada (não metabolizado).Portanto, a farmacocinética do nifedipinonão é significativamente influenciadapelo comprometimento renal; não existemrelatos de alterações significativasna farmacocinética do nifedipino nospacientes em hemodiálise ou diáliseperitoneal ambulatorial. Porém, uma vezque a biotransformação hepática estádiretamente envolvida no processo, afarmacocinética do nifedipino pode estaralterada em pacientes com insuficiênciahepática crônica.
Resultados de Eficácia de Oxcord Retard
OXCORD® RETARD contém nifedipinoque é um derivado diidropiridínico, queinibe o influxo do íon cálcio através damembrana celular, nas células musculareslisas vasculares e no músculo cardíaco(também chamado de bloqueadordos canais lentos do cálcio ou antagonistade cálcio).A liberação da substância ativa no organismode forma prolongada permite amanutenção de níveis constantes de suaatividade, com administrações a intervalosde até 12 horas. O mecanismo peloqual o nifedipino reduz a pressão arterialenvolve a vasodilatação arterial periféricae, conseqüentemente, a redução naresistência vascular periférica, cujo aumentoé a causa fundamental da hipertensão.O nifedipino dilata as artérias earteríolas coronarianas tanto nas regiõesnormais como nas isquêmicas, e é uminibidor potente do espasmo coronarianoespontâneo ou induzido por ergonovina,atuando, portanto, tanto na melhora dadistribuição do oxigênio (vasoespasmo),como na redução de sua utilização(controle da hipertensão).
Modo de Usar de Oxcord Retard
A dose deve ser ajustada de acordo comas necessidades de cada paciente.Porém, recomenda-se iniciar o tratamentocom um comprimido de 20 mg/diaa cada 12 horas.Se doses diárias mais elevadas foremnecessárias, pode-se aumentar a dosediária de OXCORD® RETARD (nifedipino)para até 3 comprimidos de 20mg/dia tomados em intervalos de 8horas.Uso em idosos: em geral, deve-se iniciarcom a menor dose e aumentar, senecessário.
Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco de Oxcord Retard
Em geral, deve-se iniciar com a menordose e aumentar, se necessário.
Armazenagem de Oxcord Retard
conservar o medicamento em temperatura ambiente(entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Dizeres Legais de Oxcord Retard
MS - 1.1213.0016Farmacêutico Responsável:Alberto Jorge Garcia GuimarãesCRF-SP nº 12.449BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICALTDA.Av. das Nações Unidas, 22.428São Paulo - SPCNPJ 53.162.095/0001-06Indústria BrasileiraNúmero de lote, data de fabricação eprazo de validade: vide embalagem externa.VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Ver preço com desconto
Aqui você encontra a bula do medicamento Oxcord Retard. Todas as informações sobre o medicamento Oxcord Retard têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento com o medicamento Oxcord Retard. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com o medicamento Oxcord Retard devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de somente informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

“NÃO TOME NENHUM MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.
Consulte Também
Bulário NOVO!
Laboratórios
Medicamentos Genéricos
Medicamentos Referência
Perguntas e Respostas
Medicamentos Genéricos
Embalagem
Glossário
O que são Genéricos
Quem somos?
Quem Somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Adicionar Favoritos
Indique este site
Links Rápidos
Alertas e Informes ANVISA
Unidades Públicas de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Conselho Federal de Farmácia
© 2019 Busca Remédio - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade